
Entenda como funciona a oposição a registro de marca
Solicitar o pedido de registro de marca, junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), é o primeiro passo para garantir a propriedade da mesma. Porém, em alguns casos, a…

Solicitar o pedido de registro de marca, junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), é o primeiro passo para garantir a propriedade da mesma. Porém, em alguns casos, a…

É comum ao pesquisarmos por produtos e serviços, encontrarmos o termo “Patente Requerida”. Isso pode ser um sinal de alerta para quem tiver a intenção de copiar esse item, ou…

Conceito relativamente novo no Brasil, a Indicação Geográfica (IG) protege e valoriza as características de um local e é capaz de agregar valor aos produtos que nele são produzidos. O…

Nosso país é um dos maiores produtores de alimentos e commodities agrícolas do mundo. Por tanto, é natural que haja intensa pesquisa e desenvolvimento de novas espécies de plantas que…

Em um mercado tão dinâmico e competitivo, proteger suas marcas e produtos contra cópias não autorizadas é fundamental, não acha? E quando falamos de tecnologia, especificamente sobre programas de computador,…

No Brasil, o registro de marca deve obedecer aos princípios da territorialidade e da especialidade. O primeiro limita a proteção ao território no qual é adquirida enquanto o segundo restringe…

Assim como a confusão entre patente e registro de marca, “patentear marca” ou “registrar patente”, esse é mais um dos equívocos que ocorrem nas buscas feitas na internet. Na verdade,…

Você se dedica por dias, meses, até anos ao desenvolvimento de uma forma que considera ideal para um produto, lança-o no mercado, ele dá certo, passa a vender bem e…

De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), a cada ano, centenas de tecnologias caem em domínio público. Isso se dá pela expiração do prazo de validade da…

Muito mais do que a simples representação simbólica de um produto, serviço ou entidade, e que permite identificá-la imediatamente, a marca comunica seus diferenciais perante a concorrência. Por isso, ela…